ENCONTRO E LANÇAMENTO DA REDE ESTADUAL DE COLEGIADOS TERRITORIAIS – RN

Aconteceu nos dias 28 e 29 de Janeiro de 2010, no centro de treinamento em Ponta Negra, Natal–RN, o Encontro de Constituição e Lançamento da Rede Estadual de Colegiados do Rio Grande do Norte, com a representação dos 10 territórios rurais e varias representações do Governo do Estado e Instituições como: Hugo Manso e Socorro Oliveira, do MDA, Canindé de França, do SEARÁ, Maria Cícera da FETRAF e Fabiana da Comissão Nacional do Colegiado Territorial, e outras mais.
Do Território Sertão do Apodí participaram o Coordenador do Território, Francisco Evânio do Nascimento (catraca), o vice-prefeito de Caraúbas, Alcivan Viana, o vice-prefeito de Campo-Grande, Francisco Caramurú Paiva, representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Janduís, Wigna Brito, e, Rosane Gurgel, do Dom Helder Câmara.
Foi apresentada a proposta operacional para a consolidação da Rede de Colegiados Territoriais, que representa um dos passos estratégicos definidos pela Comissão Nacional. A referida Comissão é composta por 18 representantes dos Colegiados Territoriais de todas as Regiões Brasileiras, com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Territorial (SDT), e do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA).
Também foram apresentadas as ações do território da cidadania, realizadas em cada território durante o ano de 2009. Logo após foi formada a Rede Estadual do Colegiado Territorial, ficando 04 representantes por território, onde desses 04 foram escolhidos 02 representantes para participar do Encontro Nacional dos Territórios, que se realizará no dia 20 de março de 2010 em Brasília. Do Território do Sertão do Apodí foram escolhidos: do poder publico, Francisco Caramurú Paiva e seu suplente Alcivan Viana; da sociedade civil, Francisco Evanio do Nascimento e sua suplente Wigna Brito.