Cooperativa de credito rural realiza assembleia com participação de representantes cearenses
A Cooperativa de Credito Solidário Familiar do Oeste Potiguar (Credioeste-Sol) realizou no dia de ontem(30) a sua Assembléia Geral Ordinária e Extraordinária que contou com a participação de associados convidados de outras cooperativa e entidade de apoio aos trabalhadores rurais, além de representantes de diversas entidades do vizinho Estado do Ceará. Na oportunidade foram concedidas comendas a 40 pessoas e entidades que contribuíram para o desenvolvimento da entidade nos últimos anos. Entre os homenageados representantes de entidade, vereadores e o mandato do deputado Fernando Mineiro(PT).
De acordo com o presidente da entidade, Raimundo Canuto de Brito, a solenidade na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Apodi, mostrou uma novo momento no desenvolvimento da agricultura familiar da região. O reconhecimento pelo trabalho realizado pela Credioeste-Sol nos últimos anos já a consagrou como um dos principais veículos de concessão de linhas de credito para os pequenos produtores da região.
A cooperativa que possui hoje cerca de 450 associados, conta com a expectativa de atrair novos associados entre pessoas físicas e jurídica nos municípios da região, aumentando dessa forma a possibilidade de ampliação de novas linhas de credito.. “O desempenho alcançado no ano passado já aparece como melhor desde a sua criação, quando a instituição começou a prestar serviços financeiros aos cooperados e ao município. “Em 2009, mesmo sendo um ano de instabilidade no cenário econômico mundial nós conseguimos obter bons resultados e esperamos ampliar nossa atuação nesse ano de 2010. As experiências registradas em outras entidade do vizinho estado do Ceará e relatadas aqui por seus representantes comprova que estamos no caminho certo ”, disse Raimundo Canuto.
Francisco Edilson Neto, presidente do STR de Apodi destacou a atuação do Sindicalista Raimundo Canuto para o desenvolvimento desse importante projeto. Ele disse ainda que os resultados obtidos até agora, só foram possíveis pela participação dos cooperados por meio da utilização de produtos, serviços financeiros e seguros. Isso tudo com um custo muito baixo, excelente rendimento de cotas-parte e aplicação financeira, atendimento personalizado e, principalmente, promovendo o desenvolvimento e a sustentabilidade para os trabalhadores rurais. “Essa conquista é fruto do envolvimento consciente dos cooperados, e colaboradores e diretores da cooperativa”, afirma o presidente.
Fabiana Silva representante da Cooperativa de Credito Rural do Ceará, sediada no município de Quixadá destacou a importância desse tipo entidade na agricultura familiar. “Em nossa região trabalhamos com cerca de 25º cooperados e estamos conseguindo realizar um bom trabalho com cinco linhas de reditos disponíveis. Pelo que podemos observar aqui a Credioeste-Sol também vem realizando um excelente trabalho e essa troca de experiência é muito importante para nós”, disse Fabiana.
NOTA DO BLOG: Em breve estaremos publicando mais fotos do evento.